top of page

V I S Ã O 

 Pássaro colorido
contratante
flor exótica
Menina e gato
Corredor do cão
Menina com flor
Indo para um passeio
plantas tropicais

A CUAC (Comuns Urbanos - Ação e Consciência) foi fundada em 2018 por Sofia Croso Mazzucco na intenção de criar cidades onde as pessoas tenham uma participação ativa que gere, além de muitos muitos outros benefícios, um sentimento de pertencimento ao espaço coletivamente criado. 

​

A primeira parte do nome, Comuns Urbanos, é um termo usado principalmente no contexto acadêmico para definir espaços criados, construídos e geridos coletivamente por uma comunidade específica. Estes espaços podem gerar inúmeros benefícios na qualidade de vida dos envolvidos na sua criação colabrativa - tais como produção local de alimentos, envolvimento em atividades educativas, desenvolvimento de habilidades para trabalhar em grupo, coesão social, economias locais e bem-estar (entre outros).    

​

A importância de criar espaços pautados em Comuns Urbanos e inclusivos é crítica, principalmente em cidades que crescem (a exemplo de São Paulo) sem levar em conta a complexidade do ambiente urbano e os seus aspectos sociais, economicos e ambientais.

 

Logo, a proposta de Ação e Consciência (a segunda parte do nome da CUAC) se refere tanto à construção de espaços colaborativos quanto à promoção de atividades educativas pautadas na prática e na teoria dos comuns urbanos. 

 

A CUAC age nesse entremeio: entre a ação promovida pela elaboração e construção do projeto (que estimula aprender colocando a mão na massa) e a cosciência advinda tanto da teoria quanto da prática dos comuns urbanos. 

bottom of page