V I L A D O S P E S C A D O R E S
Empathy Walks
Londres, UK
​
São Paulo, BR
​
Rio de Janeiro, BR
​
Mumbai, IN
​
Bordeaux, FR
​
Belgrado, SE
Empathy Walks, com foco em caminhadas empáticas, é um projeto criado logo depois da conclusão de mestrado da Sofia (fundadora da CUAC) em 2016 junto a outros urbanistas de vários lugares do mundo (São Paulo, Rio de Janeiro, Mumbai, Bordeaux e Belgrado).
​
O projeto nasceu numa época conflitante na Inglaterra com a votação do Brexit, quando o cenário social de Londres - que conta com muitos imigrantes - se tornou catastrófico. Lá, os imigrantes passaram a ser tratados como tomadores da cidade e não co-criadores dela (city takers, ao invés de city makers).
​
Para valorizar novamente a presença dos imigrantes na dinâmica urbana e mostrar que a diversidade social traz riqueza cultural e valor para o ambiente urbano, Empathy Walks se baseia na narrativa viva da vida de imigrantes nas cidades através de caminhadas aonde um imigrante leva outras pessoas a conhecer os seus trajetos como é construída a sua narrativa no espaço urbano.
​
Nossa metodologia própria conta com os seguintes passos:
​
1 - Convidar um imigrante para liderar uma caminhada pela cidade, nos trajetos do seu dia-a-dia;
2 - Entrevistar o imigrante, para entender como ele encontra a sua maneira de pertencer à cidade e de usar os seus serviços;
3 - Criar uma rota com o imigrante que irá liderar o grupo;
4 - Divulgar evento com a data definida para a caminhada;
5- Após a caminhada, divulgar material de como aconteceu a interação entre todos os participantes (fotos, vídeos, textos);
6- Disseminação da influência que a caminhada teve para criação de cidades mais inclusivas.
​
As caminhadas são também uma ferramenta de levantamento de uma área - que podem apoiar no desenvolvimento de projetos de urbanismo - e uma maneira de entender o contexto social das cidades através de diferentes óticas, de uma forma mais humana que não conta somente com dados mas também com histórias pessoais.
​